HOME EMPRESA PRODUTOS AUTOMAÇÃO BPLC/POP'S FISPQ SAIBA MAIS NOTÍCIAS PUBLICAÇÕES DISTRIBUIÇÃO CONTATO
 

Notícias  

Parceria da Gold Analisa com a Unifenas possibilitou a realização de várias ações de saúde

 

18/9/2018

Um projeto de extensão, sob a orientação da Farmacêutica-bioquímica Dra. Alessandra Pupin Silvério e tendo como participantes alunos dos cursos de medicina, biomedicina e farmácia da UNIFENAS (Universidade José do Rosário Velano) de Alfenas (MG), realizou várias ações que tiveram como objetivo a melhoria da saúde de trabalhadores rurais na região sul de Minas Gerais.
 
O estudo avaliou o nível de contaminação causada pelo uso indiscriminado de agrotóxicos no município de Carmo do Rio Claro, em moradores residentes do distrito Vilelândia, onde a agricultura é a atividade econômica mais abundante da região, sendo a cultura cafeeira a principal fonte de renda das comunidades.
 
O primeiro contato com a população do estudo foi através de um evento no qual ocorreu um ciclo de palestras com profissionais da saúde que abordaram temas como os riscos inerentes dos praguicidas na saúde, manuseio dos alimentos e correlações sobre o alto índice de depressão e suicídios nos produtores rurais. 

 

 
height=489
Ciclo de palestras do estudo.
 
Depois destas palestras o estudo continuou com a avaliação do índice de intoxicação por agrotóxicos na população rural, na qual vários exames bioquímicos e toxicológicos foram realizados em 86 moradores, por meio dos kits da Gold Analisa doados. No laboratório foram feitos o preparo e a realização de testes bioquímicos, como a determinação da atividade colinesterase, teste de função hepática através das enzimas ALT e AST e o teste de função renal pela creatinina.
 
height=488
Avaliação clínica e coleta de sangue.
 
 
Avaliações e Resultados
Conforme informado, além da avaliação clínica foi realizada uma avaliação laboratorial para verificação das funções hepática e renal de todos os voluntários do estudo. Os pacientes apresentaram poucas elevações dos marcadores de lesão hepática, sendo apenas 5% com alterações enzima da ALT, onde metade dos pacientes com ALT elevado faziam o uso de álcool. As alterações das enzimas AST foram insignificativas. 
 
Na avaliação renal os integrantes do estudo observaram alterações evidentes em 20% dos pacientes, que  podem ser correlacionadas com o alto uso do herbicida glifosato, que em altas doses, pode gerar danos renais. Outros fatores que podem ser relacionados são os relatos dos entrevistados, na qual 7% alegam sintomatologia referente a alterações ao aparelho urinário e alteração na pressão arterial. Além disso, a creatinina sérica pode ser alterada com alguns fatores, como massa muscular e idade dos pacientes. Foram observados nos entrevistados que em sua totalidade eram produtores rurais proprietários e desenvolvia a atividade de agricultura familiar, onde os mesmos fazem quase todas as funções que exige muito esforço físico podendo alterar os valores de creatinina.
 
Os resultados obtidos com esse estudo demonstraram que uma grande parcela dos indivíduos expostos de maneira ocupacional aos praguicidas já sofreram e sofrem consequências devido do uso indiscriminado. 
 
De acordo com as estatísticas realizadas cerca de 30% já vivenciaram casos de intoxicações e 19% desses indivíduos já precisaram ser hospitalizados. Cerca de 93% dos trabalhadores fazem o contato direto com esses praguicidas e utilizam de forma inadequada e incompleta os equipamentos de proteção individual, sendo apenas 21% que utilizam EPI de forma completa. 
 
Com relação aos sintomas apresentados os maiores índices de alterações foram evidenciados no Sistema Nervoso Central (SNC), que corresponde a 55%, seguido por alterações nos  sistemas digestórios e respiratórios. 
 
Parceria com Universidades e Centros de Pesquisa
A Gold Analisa Diagnóstica incentiva a formação de profissionais cada vez mais capacitados em sua área de atuação e acredita que só por meio da geração de conhecimento científico podemos fomentar um mercado mais competivivo e atrativo. 
 

 

 

PRODUTOS
Instruções de Uso.
Produtos líquidos e estáveis, prontos para uso. Linha Clássica.
AUTOMAÇÃO
Protocolos de automação para aplicação em diversos aparelhos.
DISTRIBUIÇÃO
Encontre aqui distribuidores credenciados.
PUBLICAÇÕES
Publicações Técnico-Científicas para download.
FISPQ
Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos.
BPLC/POP'S
A Gold Analisa disponibiliza para os seus clientes os Procedimentos Operacionais Padrão - POP´s.
 
Gold Analisa Diagnóstica Ltda
Av. Nossa Senhora de Fátima, 2363
Carlos Prates, Belo Horizonte - MG
Fone: (31) 3272-1888 / Fax: (31) 3271-6983
0800 703 1888
(31) 98278-0224 (SAC - WhatsApp)
Horário de Funcionamento
Segunda a quinta-feira: 08:00 às 18:00
Sexta-feira: 08:00 às 17:00


Siga a Gold Analisa
no LinkedInn
Curta a Gold Analisa
no Facebook



Copyright 2013 - Gold Analisa - Todos os direitos reservados