HOME EMPRESA PRODUTOS AUTOMAÇÃO BPLC/POP'S FISPQ SAIBA MAIS NOTÍCIAS PUBLICAÇÕES DISTRIBUIÇÃO CONTATO
 

Notícias  

Febre amarela: Fiocruz Minas fará o sequenciamento do vírus circulante

 

20/2/2017

height=441
 
Desde o início do mês de janeiro, quando se iniciou o surto de febre amarela em Minas, o Centro de Pesquisas René Rachou (CPqRR/Fiocruz Minas) vem realizando uma série de contatos com a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) e demais instituições envolvidas nas investigações dos casos para traçar estratégias voltadas para o enfrentamento da doença, sendo que algumas ações já foram acordadas. São elas:
 
Sequenciamento do vírus circulante para análise de epítopos e filogenia
A Fiocruz Minas fará o sequenciamento dos vírus circulantes isolados em pacientes e macacos, provenientes da região do surto. Posteriormente, será feita uma comparação entre o genoma dos vírus sequenciados com o genoma dos vírus utilizado para a produção da vacina contra a febre amarela que vem sendo aplicada atualmente.
 
Identificação de anticorpos
A Fiocruz Minas, por meio do Grupo Integrado de Pesquisas em Biomarcadores (GIPB), irá investigar o perfil de anticorpos presentes no soro de pacientes com suspeita de febre amarela, visando compreender melhor as respostas dos pacientes contra a doença.
 
Análise do perfil imunológico dos pacientes
O GIPB da Fiocruz Minas irá realizar também análise comparativa da resposta imune celular induzida na presença do vírus selvagem ou do vírus vacinal. Além disso, será feita análise de fatores solúveis presentes no soro de pacientes com o intuito de identificar biomarcadores potenciais de acompanhamento clínico. A análise também será realizada nos casos suspeitos de reação à vacina.
 
Pesquisas
Além dessas ações que terão início imediato, a Fiocruz Minas também irá desenvolver pesquisas voltadas para o período de viremia, com o intuito de avaliar, nessas amostras, o tempo em que o vírus circula no sangue do paciente. Poderão ser realizados, ainda, estudos relacionados à carga viral, bem como pesquisa para identificar em quais fluidos (urina, saliva etc.) o vírus pode ser encontrado.
 
A Fiocruz Minas também já se reuniu com equipes da Fundação Ezequiel Dias (Funed-MG), responsável pelo armazenamento das amostras e pelo diagnóstico dos pacientes, e da Universidade Federal de Minas Gerais para alinhar ações que serão realizadas em conjunto, como, por exemplo, os trabalhos relacionados ao genoma do vírus.
 
Pesquisadores de outras unidades e instituições que desejem contribuir com os trabalhos podem fazer contato com o vice-diretor de Pesquisas da Fiocruz Minas, Carlos Eduardo Calzavara, pelo e-mail calzavara@cpqrr.fiocruz.br.
 
Outras ações
Com o intuito de disseminar conhecimentos sobre a doença, a Fiocruz Minas promoverá, no dia 24 de fevereiro, uma série de palestras sobre a febre amarela. As atividades serão ministradas por pesquisadores da unidade, que irão orientar as pessoas sobre os diversos aspectos que envolvem doença. O público-alvo são os trabalhadores e estudantes da Fiocruz Minas, bem como profissionais que atuam em empresas e instituições situadas na região do Barro Preto.
 
Ainda visando orientar a população, pesquisadores da unidade estão concedendo entrevistas para os veículos de comunicação, por meio das quais fornecem informações e esclarecimentos de forma a proporcionar melhor compreensão sobre a doença e formas de prevenção. Com informações da Fiocruz
 
 
Fonte:  LabNetwork© (www.labnetwork.com.br)

PRODUTOS
Instruções de Uso.
Produtos líquidos e estáveis, prontos para uso. Linha Clássica.
AUTOMAÇÃO
Protocolos de automação para aplicação em diversos aparelhos.
DISTRIBUIÇÃO
Encontre aqui distribuidores credenciados.
PUBLICAÇÕES
Publicações Técnico-Científicas para download.
FISPQ
Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos.
BPLC/POP'S
A Gold Analisa disponibiliza para os seus clientes os Procedimentos Operacionais Padrão - POP´s.
 
Gold Analisa Diagnóstica Ltda
Av. Nossa Senhora de Fátima, 2363
Carlos Prates, Belo Horizonte - MG
Fone: (31) 3272-1888 / Fax: (31) 3271-6983
0800 703 1888
Horário de Funcionamento
Segunda a quinta-feira: 08:00 às 18:00
Sexta-feira: 08:00 às 17:00


Curta a Gold Analisa
no Facebook



Copyright 2013 - Gold Analisa - Todos os direitos reservados